© Foto: Nelson Almeida/AFP Com a greve, os consumidores devem ficar atentos ao pagamento de faturas, boletos bancários e outros tipos de cobrança. |
Bancários de instituições públicas e privadas de todo o País iniciam
nesta terça-feira (6) greve por tempo indeterminado. Eles querem reajuste
salarial de 16% (reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras
reivindicações.
A paralisação foi decidida depois mais de 40 dias de negociações entre
representantes dos trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A
Fenaban ofereceu 5,5% de reajuste para os salários e vales. A proposta inclui
abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário.
“Esse aumento proposto pelos bancos é inimaginável”, disse o
presidente da Confederação Nacional dos
Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Roberto von der Osten.
“Reividicamos também garantia de emprego, melhores condições de trabalho, com o
fim das metas abusivas que adoecem os bancários, e igualdade de oportunidades”,
acrescentou.
Os bancários também pedem participação no lucros equivalente a três
salários mais R$ 7.246,82.
Em nota, a Fenaban informou que continua aberta às negociações e que a
proposta apresentada às lideranças sindicais prevê a participação nos lucros
dos bancos, de acordo com uma fórmula que, aplicada, por exemplo, ao piso de um
caixa bancário, de R$ 2.560,00, pode garantir até o equivalente a quatro salários.
Quanto à participação nos lucros, a entidade propõe a distribuição de
5% a 15% do lucro líquido aos bancários, como regra básica, além da parcela
adicional que distribui mais 2,2% do lucro de cada instituição.
Consumidores
Com a greve, os consumidores devem ficar atentos ao pagamento de
faturas, boletos bancários e outros tipos de cobrança. Segundo o Instituto de
Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, embora a greve não afaste a
obrigação do consumidor de pagar as contas até o vencimento, a empresa credora
tem que oferecer outras formas e locais para que as quitações sejam feitas.
Para não ser cobrado de encargos (juros e multa) e ter o nome enviado
a serviços de proteção ao crédito, a recomendação do Procon é que o consumidor
entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais de pagamento,
como internet e casas lotéricas. Esse pedido deve ser documentado, ou seja,
guardada a cópia do e-mail enviado ou anotado o número do protocolo de
atendimento, orienta a entidade. Assim, caso o fornecedor não oriente sobre a quitação do débito, o consumidor pode
fazer a reclamação ao Procon.
A Fenaban lembra que a população tem à disposição caixas eletrônicos,
internet banking, aplicativos do banco no celular, operações bancárias por
telefone e também pelos correspondentes (agências dos Correios, redes de
supermercados e outros estabelecimentos comerciais) como alternativas para
fazer transações financeiras. Nos caixas eletrônicos, os saques noturnos são
limitados a R$ 300,00 e o valor para saque diurno varia conforme a instituição.
Quem tem benefícios para serem sacados, segundo a Fenaban, pode fazer
saques por meio da rede de caixas eletrônicos 24 horas e caixas eletrônicos dos
bancos.
Editor Graça Adjuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário