segunda-feira, 9 de novembro de 2015

TUTÓIA PERDE NESTA SEGUNDA-FEIRA, UM DOS GRANDES ÍCONES DE SUA HISTÓRIA "PADRE HÉLIO"


Um dos grandes ícones com passagem em Tutóia, por muitos anos FALECEU NESTA SEGUNDA-FEIRA(9). "MONSENHOR HÉLIO" MARANHÃO, POPULAR PADRE HÉLIO. QUE DEUS A TENHA.

Ao Eterno "PASTOR DE TUTÓIA" Fundador das CEB'S, Nossa Eterna Gratidão.
...Após coordenar o ensino religioso do Instituto de Educação do Maranhão (1960) e lecionar Filosofia e Religião na Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão (1960-62) e Doutrina Social na Faculdade de Enfermagem (1961-62), foi nomeado vigário ecônomo e pároco de Tutoia-MA, onde permaneceu de 1964 a 1989 e teve grande atuação religiosa e social. Fundador e diretor do Colégio Almeida Galhardo e dos complexos educacionais dos povoados Barro Duro e Paulino Neves, também criou e dirigiu as Comunidades Eclesiais de Base de Tutoia, o Social Tutoia Clube, a Organização Social João Tavares, o Hospital-Maternidade Zuza Neves, o Lactário Margaridinha; organizou a Salina Povo de Deus, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, reorganizou a Colônia de Pescadores Z/12 Sá Viana e coordenou a Pastoral Diocesana de Brejo-MA.
Mons. Hélio Maranhão, nasceu em Barra do Corda em 27 de maio de 1930. Aos 13 anos foi para o Seminário. Em 1953, viajou para Roma, onde foi ordenado padre e ficou até 1957, quando voltou para São Luis. Mons. Hélio tem 3 cidadanias - a de Barra do Corda; de Tutóia, onde passou muitos anos e a de Codó, onde foi cooperador com o Pe. Cicinato Ribeiro Rêgo. Também pertence a 3 Academias de Letras - Barra do Corda-Cadeira 21, Tutóia-cadeira 1 (onde foi o fundador) e São Luís-cadeira 21. Hoje, Mons. Hélio era o Capelão mais antigo do mundo, Ten. Cel QOCPM e Capelão Chefe da Capelania da Policia Militar do Maranhão, desde 24 de novembro de 1993.

DESCANSE EM PAZ.

Fonte: Blog do Antônio Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário